Avançar para o conteúdo principal

Portugal no Europeu de Futebol Feminino na Holanda: O caminho da evolução

Foto:Federação Portuguesa de Futebol

Hoje a selecção de todos nós na sua vertente feminina, estreia-se no Campeonato Europeu Feminino 2017, na Holanda, integradas no Grupo D, com Inglaterra, Escócia e Espanha. Quanto a vocês não sei, mas eu ainda sou do tempo de ver Portugal a ser sistematicamente goleado no Futebol Feminino por (quase) tudo e todos, pelo que é com natural satisfação que vejo que a evolução da Selecção Nacional as levou a esta presença no Euro, em conjunto com 16 outras selecções do "velho continente".
O percurso até chegar a um patamar desta qualidade embora pareça agora lógico, foi de facto muito trabalhoso e fruto de um trabalho consistente da Federação e dos Clubes na promoção e desenvolvimento da vertente feminina da modalidade.

Como comecei por referir, ainda sou do tempo em que era assustadoramente fraca a qualidade de Portugal dentro de um campo de Futebol. Assisti ao Mundialito Feminino no Algarve praticamente desde as suas primeiras edições e acreditem quando vos digo, que era desolador.

Não por falta de vontade das atletas (essa nunca esteve em causa), mas por uma real falta de qualidade individual na prática do Futebol e numa táctica praticamente inexistente, até porque uma boa parte das atletas vinham do Futsal, com o natural impacto de uma mudança repentina para a relva e para a dimensão de um campo de 11.

Verdade seja dita, é que a Federação não desistiu nem se conformou! E foi com agrado ver aos poucos o crescimento quer da quantidade, quer da qualidade das atletas. O jogo passou a ser mais fluído, com melhores posicionamentos e a bola aos poucos começou a deixar de ser quadrada.
Estão hoje no Campeonato Europeu com todo o mérito e embora muito provavelmente a sua caminhada seja curta (espero bem estar enganado), a evolução certamente garantirá que Portugal começará a ser presença assídua nestas competições e com ambições cada vez mais crescentes!! 

Assim continuem a ser teimosos e optimistas os clubes e a federação!! 

Antes que o primeiro pontapé na bola oficial seja dado pelas portuguesas na Holanda: PARABÉNS!!
Para a história, os nomes das primeiras convocadas para este momento histórico do Futebol Português:

- Rute Costa (SC Braga)
- Patrícia Morais (Sporting CP)
- Jamila Costa (CF Benfica)
- Carole Costa (BV Cloppenburg)
- Matilde Fidalgo (CF Benfica)
- Mónica Mendes (FC Neunkirch)
- Amanda da Costa (Boston Breakers)
- Andreia Norton (SC Braga)
- Sílvia Rebelo (SC Braga)
- Raquel Infante (Levante)
- Cláudia Neto (Linkopings FC)
- Dolores Silva (USV Jena)
- Tatiana Pinto (Sporting CP)
- Fátima Pinto (Sporting CP)
- Ana Leite (Sporting CP)
- Ana Borges (Sporting CP)
- Mélissa Antunes (SC Braga)
- Vanessa Marques (SC Braga)
- Carolina Mendes (Grindavik FC)
- Diana Silva (Sporting CP)
- Diana Gomes (Valadares Gaia FC)
- Laura Luís (USV Jena)
- Suzane Pires (Santos FC)